sexta-feira, abril 13, 2007

Guerra Espitirual: como vencê-la?

Artigo da Revista Comunhão - Janeiro de 2003

Um dos maiores desafios do homem moderno tem sido caminhar em santidade. Nascemos pecadores e os meios que o mundo nos oferece para nos desviarmos da presença de Deus são incontáveis. Muitos Teólogos, pastores e fiéis atribuem a esses "desvios" ou "facilidades" do mundo, há uma guerra espiritual, travada entre anjos e demônios, a qual não podemos assistir, mas a que somos largamente influenciados. Dando prosseguimento à série FUNDAMENTOS CRISTÃOS, vista-se da Armadura de Deus enfrente o mal.
A iminência de guerras abalam países e sua concretização muda a vida de milhares de pessoas. Há países tão habituados a viver em pé de guerra que a vida parece não ter mais sentido quando há repentina paz. Mas a guerra que vamos tratar é contra um inimigo invisível para muitos: satanás.
A Palavra de Deus nos diz que "Ele nos tirou do império das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do Seu amor... Fomos arrancados das trevas para a Sua maravilhosa luz"(Col.1; 2Pe2). Mas isso não quer dizer que estamos livres dos ataques do inimigo, ele não sossegará enquanto não destruir o povo de Deus: essa é a batalha espiritual.
Segundo o Pr. Alcione Emerich, autor de dois livros, entre eles, "Saindo do Cativeiro", editora Danprewan, esta é a batalha na qual todo cristão acha-se envolvido, consciente ou não disto. Esta guerra entre a igreja e o inferno foi declarada em Gn.2:15, quando Deus disse: "Porei inimizade entre ti (serpente) e a mulher (igreja)".
"Desde o episódio da queda, o povo de Deus encontra-se numa batalha acirrada contra as forças do mal. Guerra espiritual é um a luta entre reinos: o de Deus e o do diabo. É por isso que Cristo anunciou: "É chegado sobre vós o reino de Deus. Interiormente, o reino satânico já estava em operação, pois este alcançou legalidade devido a queda adâmica. Agora, Cristo vem inaugurar um novo reino: o de Deus! Nos evangelhos vemos as constantes oposições entre Jesus e os demônios", falou.
Ainda segundo o pastor, que é um estudioso no tema, "A vitória de Cristo deu-se na cruz, onde” Os principados e potestades foram despojados e envergonhados" (Col.2:14,15). Embora já sentenciado, a execução do diabo (ou administração da pena) se dará no porvir, quando ele, a besta, o falso profeta e todos que não foram achados no livro da vida, serão lançados no lago que arde com fogo, o inferno". (Ap.20:10,15)
Estamos em guerra espiritual. Isto está declarado por Paulo em Ef.6:12:"Porque nossa luta não é contra o sangue e a carne, e, sim contra os principados e potestades". Interessante que a palavra 'LUTA 'no grego é PALE, o que quer dizer: uma luta corpo a corpo. Não é uma luta a distância como querem muitos, mas face a face. Mas graças a Deus, a vitória já é nossa! Estamos com Cristo a direita do Pai, acima dos principados e potestades(EF.2:5,6)",falou Emerich.
Muitas pessoas, antes de fazerem um pacto com Jesus, já chegam alcançadas pelas trevas, trazendo consigo vários tipos de marcas herdadas dos seus antepassados; principalmente na cultura dos povos pagãos. Para essas pessoas saírem dessas amarras, teremos que entrar numa guerra sem proporções, dependendo do nível de comprometimento de cada indivíduo. Outras não banem o pecado de suas vidas e por isso o diabo sempre tem direito legal de atormentá-las.
O questionamento é: será que devemos atribuir tudo de mal que nos acontece à influência malignas do inimigo? Até que ponto estaremos sendo crentes ou supersticiosos? A Bíblia diz que temos livre-arbítrio, logo, podemos escolher nosso caminho, onde ir, se tomaremos tal atitude ou não. Será que em todo momento existe um demônio sussurrando em nossos ouvidos o que fazer?
O Pr. Alcione fala que o mal pode ser proveniente do diabo, pois ele veio para "matar,roubar e destruir" (Jo.10:10). Mas não só o diabo pode provocar o mal:o coração do homem pode estar cheio de malignidades. Jesus esclareceu que não é o entrar pela boca que contamina o homem, mais o que sai, "porque do coração procedem maus designos, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias"(MT15:19).
"Deus também pode julgar o homem e os seus filhos. O apocalipse está repleto dos relatos das sentenças divinas sobre diversos povos. Lemos também em Apocalipse, e vemos onde Deus diz que se os cristão sem Éfeso não voltassem ao primeiro amor, ele mesmo, o Senhor, removeria o candeeiro (a luz) da igreja. Já pensou nisto? O problema desta igreja, a partir daí, não seria com o diabo, mas com o próprio Deus! Só o arrependimento solucionaria seu estado espiritual. Outro caso interessante é o de Jonas. Este profeta foi convocado por Deus para pregar em Nínive, no entanto tomou caminho oposto e para "fugir da presença do SENHOR"(1:3), partiu para Tarsis. Você deve se lembrar do que aconteceu naquele navio onde Jonas esteve. A embarcação quase veio a pique, por causa da tempestade. Quem estava resistindo aquele navio não era o diabo, mas Deus! O problema ali não seria solucionado "amarrando o demônio da tempestade", mas com o arrependimento genuíno por parte do profeta. Aliás, pior do que o diabo, é um profeta em desobediência! Se estivermos for a do lugar onde Deus quer, ao invés de bênção, seremos uma maldição!', revela.
Emerich deixa claro ainda que não é o envolvimento na batalha espiritual que trás retaliações, mas é quando estamos com brechas em nossas vidas.O Apóstolo nos alertou: "Não deis lugar ao diabo" (Ef.4:27). O pecado é a única coisa neste mundo que pode destruir o cristão e uma igreja.
"Nossa maior arma contra o mal é o nome de Jesus (Mc.16:16-18;Fl.2:9-1)",diz o pastor."Mas temos percebido que em algumas situações, Deus nos orientará a utilizarmos uma estratégia específica. Ted Haggard no seu livro,"Propósito principal", fala da guerra espiritual sendo vencida também com atitudes. As vezes um pedido de perdão pode colocar fim a um ataque do inimigo. Outras vezes, é a atitude de desligar a televisão em certos horários. Alimentar-se da Palavra, oração, jejum são também vitais para qualquer cristão vencedor.
A santidade é uma outra grande arma. Quando estamos bem com Deus, diante dele, esse elo é uma ameaça suficiente para que o inimigo não permaneça diante de nós e bata em retirada. Sem santidade ninguém verá a Deus, logo, com santidade todos verão a Deus. O que observamos é que algumas pessoas não têm velado por esta comunhão e facilmente "negociam com o inimigo". O preço da nossa santidade já foi pago na cruz. Agora, abdicar dos desejos da carne para vivermos na presença dele é uma guerra constante.
Existe uma promessa do pai que devemos nos apropriar dela: "Sedes santos assim como eu sou santo,diz o Senhor". Deus quer que sejamos segundo a imagem que ele nos criou. Essa imagem nos fala de uma restauração de princípios na nossa vida. Quando a pessoa vem para Jesus, vem com auto imagem dilacerada, com os conceitos éticos morais invertidos e vão precisar de uma vida nova, a qual a Bíblia chama "Novo Nascimento" ou "Novidade de vida".
Porém, se não entrarmos nessa guerra seremos apenas religiosos e não discípulos. Para arrancar as imagens distorcidas e plantar a santidade, temos que gastar tempo, aprender a ser discípulo. Para mantermos a nossa santidade, vamos estar em uma constante guerra. E nós, como filhos, para preservarmos isso não podemos deixar de lado o que o senhor tem nos entregado: a unção para vencermos demônios, principados, potestades e soltarmos as vidas que estão ainda nas mãos do inimigo(Mat.18:15-18).
Uma única vida tem um valor profundo para Deus.E deve ter para nós também. O relacionamento é uma dádiva dos céus e quando falamos em relacionamento e unidade, nenhuma vida ficará nas mãos do inimigo(Atos 4:32-36).
A humanidade permitiu a iniqüidade no seu coração (Ez.28). Este é um dos fatores porque o homem está precisando urgentemente de ajuda. O homem moderno tem absorvido conceitos profanos e heranças malignas por intermédio dos meios de comunicação mais diversos e devassos possíveis, e se aliou a um império de trevas.
O que nós podemos fazer nesse processo? Desatar as vidas que estão amarradas e perderam a mobilidade. O que notamos é que a Bíblia declara que essa geração seria cheia de conflitos e argumentos espirituais e que essa geração só seria conquistada por orações e jejuns. Até que o Messias Jesus volte, devemos nos empenhar nisso (Mat.9:15). Muitos pais preocupam-se com o "mundo" em que seus filhos viverão. Mas o que eles têm feito em prol desse mundo? O que você tem feito para que influências malignas entrem em sua casa por intermédio da televisão, por exemplo?
Essa geração perdeu toda a referência de relacionamento e entretenimento. Nós temos a alternativa para este mundo: Jesus é o amigo melhor: "Tenho-vos chamados amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer"(Jo.15:15).
A arma do diabo é o engano. O apóstolo Paulo nos diz: E não é de admirar: porque o próprio satanás se transforma em um anjo de luz" (IICor.11:14). Ele também foi chamado por Jesus de "o pai da mentira"(Jo.8:44). Foi com a mentira que ele enganou os nossos primeiros pais, fazendo-os cair do seu estado de perfeição (Gn.3:4,5). O diabo também enganou Davi, o homem segundo o coração de Deus, fazendo-o pensar que aquele minuto de prazer com BateSeba, poderia ser ocultado e que não lhe traria sérios danos à sua vida espiritual. Ele também é denominado no Apocalipse como o "sedutor das nações"(19:20;20:8)...

QUEBRANDO AS CADEIAS - Artigo da Revista Comunhão Junho de 2002
Ajudando as pessoas a quebrar cadeias e prisões espirituais há oito anos, esta tem sido a missão do Pastor Alcione Emerich ele não entra nas carceragens públicas para dar fuga a presos condenados pela justiça e nem ainda tem como meta trabalhar com pessoas fora dos arraiais evangélicos.
No seu ministério, dedica-se exclusivamente ao ministério de libertação voltado para igrejas e cristãos que podem ainda estar carregando pesos advindos do seu passado.
Presidente-fundador do Serviço Cristão de Aconselhamento Integral (SECRAI),o pastor tem atuado no treinamento de equipes e lideranças nas áreas de libertação e cura interior. Mas nada acontece como num passe de mágica. O trabalho é árduo, já que o ministro embora ainda jovem (ele tem 27 anos), se dedica integralmente a dar cursos, seminários e a escrever livros sobre o assunto.
Em sua obra mais recente,"Saindo do Cativeiro: Como Ajudar Pessoas a se Libertarem de Alianças do Passado", com Prefácio de Russel P.Shedd (Editora DANPREWAN), ele fala porque cristãos podem carregar cativeiros em suas vidas, mesmo que teoricamente tenham sido libertos do pecado na conversão."Trabalhei muito com o conceito de "aliança", como sendo uma prisão a coisas passadas que o cristão não consegue se desfazer. Estas alianças podem ter sido feitas no ocultismo ou através de um envolvimento sexual fora do casamento e ainda por meio de outros tipos de relacionamento. Mostro , no livro os detalhes de como ocorrem estes pactos e como podem ficar livre deles", detalha.
Falando ainda de sua obra, o autor acrescenta: "Uma notícia muito boa que tive, é que a Igreja Batista Da Lagoinha, está usando "Saindo do Cativeiro" como livro-texto na sua escola de obreiros".
O início do ministério, segundo o próprio aconteceu depois que muitos membros da Igreja a qual pertencia começaram a procurá-lo para serem auxiliadas espiritualmente. "Fui conduzido por Deus a este ministério. É algo maravilhoso conduzir pessoas e igrejas a um processo de libertação", salienta ele.
Por meio da ministração na área, Emerich tem levado a Palavra de conforto a centenas de pessoas. Somente no curso anual, já foram quase quinhentos alunos formados em libertação e cura interior, incluindo vários pastores e membros de diversos lugares do Estado e denominações. Juntamente com sua equipe, tem também ministrado a diversas igrejas em outros estados do Brasil.
Para avançar cada dia mais no ministério de ajuda ao povo de Deus, Alcione Emerich não dispensa atualização. Além de ser bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Evangélico Batista do Espírito Santo e formado em Psicoterapia pelo Instituto KOHLER PSICOLOGIA, ele atualmente estuda Filosofia na Universidade Federal do Espírito Santo.
Em seu currículo ainda consta o livro "Maldições: O que a Bíblia diz a Respeito" (publicado pela IFC-SP). Para o segundo semestre deste ano, a Editora DANPREWAN deve lançar "Físico Psicológico ou Espiritual? Discernindo os Limites de Cada Esfera", sua terceira obra.

Um comentário:

Gabriele Miquelitto disse...

Esse post é muito bom! Todo cristão deve aprender sobre a Guerra Espiritual e viver a santidade. É indispensável à vida com Jesus. Embora previsível (pois a Palavra de Deus revela que seria assim), é lamentável saber que algumas igrejas deixam de pregar o evangelho genuíno, o discípulado para buscar milagres constantes e prosperidade acima de qualquer coisa.

Nas escrituras, tirar os sapatos tem um significado muito especial. Quando Moisés teve seu primeiro confronto com Deus, Ele disse para que ele tirasse seus sapatos porque ele estava em terra santa. Jesus caminhou descalço para o Calvário. Na cultura daquele tempo, estar descalço era o sinal que você era um escravo. Um escravo não tinha direitos. Jesus nos deu o exemplo supremo de renunciar tudo por um grande objetivo.
Loren Cunningham Making Jesus Lord / Marc 8:34,35

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...