quarta-feira, março 25, 2009

Órgãos vestigiais... prova da evolução???

Ao final do século 19, Robert Wiedersheim listou 100 alegados “órgãos vestigiais”. Na época do julgamento de Scopes, essa lista aumentou para 180. Essa lista incluía: tonsilas, cóccix, timo, dedinho do pé, mamilos masculinos, nódulos da orelha, glândula pineal, adenóide, apêndice, dente do ciso, paratireóide, músculos da orelha, pêlos corporais e a membrana ocular. Desde então, descobrimos funções biológicas importantes para cada um desses chamados “orgões vestigiais”.

“A lista de órgãos vestigiais que foi criada pelo anatomista alemão R. Wiedersheim em 1895 inclui… o apêndice e o cóccix. Com o progresso da ciência, descobriu-se que todos os orgão da lista de Wiedersheim de fato possuem funções importantes. Por exemplo, descobriu-se que o apêndice, que supunha-se ser um orgão vestigial, é na verdade um orgão linfático que luta contra infecções no corpo. Esse fato se tornou claro em 1997: ‘outros órgãos e tecidos corporais – o timo, fígado, baço, apêndice, medula óssea e uma pequena coleção de tecidos linfáticos como as tonsilas na garganta e os nódulos de Peyer no intestino delgado – são todos parte do sistema linfático. Eles também ajudam o corpo a lutar contra infecções’.

Também se descobriu que as tonsilas, que eram incluídas na lista de órgãos vestigiais, possui um importante papel na proteção da garganta contra infecções, especialmente até a adolescência. Descobriu-se que o cóccix ao final da coluna vertebral sustenta os ossos ao redor da pélvis e um ponto de convergência de alguns músculos pequenos e por essa razão, não seria possível sentar confortavelmente sem o cóccix. Nos anos seguintes, descobriu-se que o timo dispara o sistema imune no corpo humano ativando as células T; que a glândula pineal está responsável pela secreção de alguns hormônios importantes; que a glândula tireóide prove crescimento continuo em bebes e crianças; e que a glândulas pituitária controla o funcionamento correto de várias glândulas hormonais.

Todos esses já foram um dia considerados ‘órgãos vestigiais’. Finalmente, a dobra semi-lunar do olho, que foi considerada por Darwin um orgão vestigial, descobriu-se na verdade que ser responsável pela limpeza e lubrificação do globo ocular”.

- Harun Yahya, Evolution Deceit (London: Ta-Ha Publishers, 1999).


Nenhum comentário:

Nas escrituras, tirar os sapatos tem um significado muito especial. Quando Moisés teve seu primeiro confronto com Deus, Ele disse para que ele tirasse seus sapatos porque ele estava em terra santa. Jesus caminhou descalço para o Calvário. Na cultura daquele tempo, estar descalço era o sinal que você era um escravo. Um escravo não tinha direitos. Jesus nos deu o exemplo supremo de renunciar tudo por um grande objetivo.
Loren Cunningham Making Jesus Lord / Marc 8:34,35

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...