quinta-feira, agosto 06, 2009

Inteligência: prova de arrogância?


Nesse ultimo mês estamos tendo a prazerosa oportunidade de debater com vários membros de uma seita especifica sobre suas crenças através de uma perspective bíblica. Isso pode ser visto em nosso site. Na verdade, a grande maioria daqueles que estão debatendo conosco não apresentam um ponto de vista bíblico, normalmente apresentam varias acusações, mas poucos argumentos.
Um bom exemplo das conversas: “seu apóstata, você fala mal do povo de Deus, fala do que não sabe” coisas do tipo.
Como resposta oferecemos argumentos para comprovar nosso ponto de vista. E a resposta tipica é “você se acha, só porque sabe escrever, seu arrogante” .
Isso levanta uma questão importante: o simples fato de saber argumentar é prova de arrogância? É possível inferir que alguém esta sendo arrogante só porque sabe escrever bem?
Esse tipo de resposta para mim é muito interessante porque ela tenta evitar o argumento em si, desviando-se do objetivo principal da conversa e trazendo o foco para algo que é totalmente irrelevante.
É comum que dentro de uma argumentação as pessoas se utilizem de informações que são irrelevantes ao argumento em si para não ter de lidar diretamente com o mesmo. No final das contas, todos, de uma forma ou de outra, fazem isso. É um caminho mais fácil.
Mas devemos ficar atentos a esses truques (falácias). E ultimamente, a falácia da inteligência=arrogância tem sido uma constante nos comentários em nosso blog.
E claro que é possível que uma pessoa seja arrogante em sua resposta, em sua forma de escrever, com certeza. Mas eu sempre peço para que a pessoa aponte em qual ponto fui arrogante e a “comprovação” é somente o fato de escrever bem. Isso por si mesmo não atesta arrogância. Mas isso atesta um mal do momento em que vivemos, a mediocridade intelectual realmente se tornou padrão em nossa sociedade.
Hoje em dia, se destacar intelectualmente não é difícil (não que eu pense ser um intelectual de destaque, longe disso, ainda tenho muito a aprender em todos os aspectos), mas a forma como muitas pessoas se negam a exercitar seu cérebro facilita para que qualquer um possa ser considerado inteligente e assim, se destacar.
Estamos vivendo em um tempo de fraqueza intelectual. E isso é triste. Muito triste. Espero realmente que esse quadro se reverta em algum momento. Infelizmente, não vejo isso no horizonte, mas espero de coração estar errado.

Nenhum comentário:

Nas escrituras, tirar os sapatos tem um significado muito especial. Quando Moisés teve seu primeiro confronto com Deus, Ele disse para que ele tirasse seus sapatos porque ele estava em terra santa. Jesus caminhou descalço para o Calvário. Na cultura daquele tempo, estar descalço era o sinal que você era um escravo. Um escravo não tinha direitos. Jesus nos deu o exemplo supremo de renunciar tudo por um grande objetivo.
Loren Cunningham Making Jesus Lord / Marc 8:34,35

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...