quinta-feira, novembro 26, 2009

Thanksgiving - Dia de ação de gracas


Hoje é Thanksgiving Day, Dia de Ação de Graça nos Estados Unidos. Gostaríamos muito de estar por lá por dois motivos. Primeiro para poder celebrar e agradecer a Deus junto à nossos irmãos, por todas as coisas que o Senhor tem feito. E segundo, porque no Thanksgiving as lojas fazem umas promoções loucas, de até 80% de desconto. É muita coisa..
Essa é uma tradição que não temos aqui no Brasil, já que esse feriado está totalmente ligado à história dos Estados Unidos. Um bom resumo do Thanksgiving nos é dado pelo Linus nesse clássico desenho do Charlie Brown. Apesar de estar em inglês, colocamos abaixo a tradução da fala do Linus:

“No ano de 1621, os peregrinos realizaram a sua primeira festa de Ação de Graças. Eles convidaram o grande chefe índio Massasoit, que trouxe noventa de seus bravos índios e uma grande abundância de alimentos. O governador William Bradford e Capitão Miles Standish foram convidados de honra. O ancião William Brewster, que era ministro, fez uma oração que dizia algo assim: "Nós agradecemos a Deus por nossas casas e a nossa comida e a nossa segurança em uma nova terra. Agradecemos a Deus pela oportunidade de criar um novo mundo de liberdade e justiça””.

Podemos pegar carona junto a nossos irmãos americanos e dar graças ao nosso Deus pelas suas bençãos e dádivas. Você já agradeceu a Deus hoje? Já agradeceu ao nosso Senhor por salvar pecadores miseráveis como nós, mesmo quando não merecíamos o Seu amor? Já agradeceu pela comida, pelo ar, pela casa? Já agradeceu pelas tribulações e dificuldades, que vão formando nosso caráter cristão? (Romanos 5:2-3).
Quero terminar com uma oração puritana retirado do livro “The Valley of Vision”, que tem se tornado meu livro de cabeceira de oração. Ah, ninguém escreve uma oração como os puritanos. E me parece uma oração apropriada nesse dia.

Louvor e ação de graças.
Ó meu Deus.
Tu és mais belo, maior, primeiro de todas as coisas,
o meu coração te admira, te adora, te ama,
pois o meu pequeno barco está tão completa quanto pode estar,
e gostaria de derramar toda a plenitude diante de ti em um fluxo incessante.
Quando eu penso nisso e converso contigo,
dez mil pensamentos deliciosos florescem,
dez mil fontes de prazeres são desvelados,
dez mil alegrias refrescante distribuem-se em meu coração,
aglomerando-se em cada momento de felicidade.
Eu te bendigo pela alma que criaste,
por adorná-la, santificá-la, ainda que seja fixada em solo estéril,
pelo corpo que tu me deste,
por preservar a sua força e vigor,
por fornecer os sentidos para desfrutar de prazeres,
pela facilidade e a liberdade de meus membros,
pelas mãos, olhos, ouvido para fazer a tua vontade,
pela tua generosidade real por providenciar meu sustento diário,
por uma mesa cheia e uma taça transbordante,
pelo apetite, sabor, doçura,
pela alegria social de parentes e amigos,
pela capacidade de servir aos outros,
por um coração que sente dores e necessidades,
por uma mente para cuidar de meus companheiros,
pelas oportunidades de felicidade que se espalham ao redor,
pelos entes queridos nas alegrias do céu,
pela minha própria expectativa de ver-te com clareza.
Amo-te acima dos poderes de expressão da linguagem,
por aquilo que tu és para as tuas criaturas.
Aumenta o meu amor, Ó meu Deus, através do tempo e da eternidade.

Nenhum comentário:

Nas escrituras, tirar os sapatos tem um significado muito especial. Quando Moisés teve seu primeiro confronto com Deus, Ele disse para que ele tirasse seus sapatos porque ele estava em terra santa. Jesus caminhou descalço para o Calvário. Na cultura daquele tempo, estar descalço era o sinal que você era um escravo. Um escravo não tinha direitos. Jesus nos deu o exemplo supremo de renunciar tudo por um grande objetivo.
Loren Cunningham Making Jesus Lord / Marc 8:34,35

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...