sexta-feira, março 05, 2010

O depoimento das mulheres seguidoras de Jesus que foram testemunhas oculares apoia o túmulo vazio


Eu gostaria de ir além do que este artigo (em inglês) de William Lane Craig, que inclui uma discussão sobre o sepulcro vazio, junto com os outros fatos mínimos que apoiam a ressurreição. O documento inteiro foi também apresentada oralmente para os alunos e professores da Universidade Estadual da Califórnia, Fresno, em 2005, e uma gravação completa está disponível aqui (em inglês). O documento abrange todo o conjunto dos fatos mínimos preferidos de Craig, que ele usa nos debates.


A palavra ressurreição significa ressurreição corporal

O conceito de ressurreição em uso entre os primeiros convertidos ao cristianismo foi um conceito judaico de ressurreição. E esse conceito de ressurreição é inequívoca a favor de uma ressurreição corporal. O corpo (soma) que entrou no túmulo é o corpo (soma) que saiu.

Craig explica o que isso significa em relação ao rápido início da fé cristã:

Para um judeu do primeiro século a ideia de que um homem pode ser ressuscitado dentre os mortos, enquanto seu corpo permanece no túmulo era simplesmente uma contradição em termos. Nas palavras de E .E. Ellis, "É muito improvável que os primeiros cristãos palestinos poderia conceber qualquer distinção entre a ressurreição e a ressurreição física de 'esvaziamento do tumulo'. Para eles, um anastasis sem um túmulo vazio teria sido tão significativo quanto um círculo quadrado."
E:

Mesmo que os discípulos acreditassem na ressurreição de Jesus, é duvidoso que teriam gerado qualquer coisa que se seguisse. Enquanto o corpo estivesse enterrado no túmulo, um movimento cristão fundamentado sobre a crença na ressurreição do morto teria sido uma loucura impossível.

É significativo que a crença na ressurreição começou na cidade onde a tumba estava localizada. Qualquer pessoa, tal como os romanos ou os sacerdotes judeus, que quisesse cortar o movimento pela raiz poderia facilmente ter trazido o corpo para acabar com tudo. Eles não o fizeram, porque não poderiam fazê-lo, apesar de terem todos os motivos para o fazer.

Mais sobre isso com N.T. Wright aqui (em inglês).

Existem várias fontes antigas de testemunhas oculares para o túmulo vazio

O Credo antigo de Paulo em 1 Coríntios 15:3-7, datado de 5 anos dentro da crucificação, implica o túmulo vazio.
Craig escreve:

Na fórmula citada por Paulo, a expressão "foi levantado", após a frase "ele foi enterrado" implica o túmulo vazio. Um judeu do primeiro século não poderia pensar de outra forma. Como E.L. Bode observa, a noção de ocorrência de uma ressurreição espiritual enquanto o corpo permanece na tumba é uma peculiaridade da teologia moderna. Para os judeus eram os restos do homem no sepulcro que foram levantados, daí, eles preservarem cuidadosamente os ossos dos mortos em ossários, até a ressurreição escatológica. Não há dúvida de que tanto Paulo quanto a antiga fórmula cristã que ele cita pré-supõe a existência da tumba vazia.

A datação da ressurreição como tendo ocorrido "no terceiro dia" implica o túmulo vazio. A data prevista para a ressurreição teria sido a data em que o túmulo foi encontrado vazio.

A frase "no terceiro dia" provavelmente aponta para a descoberta do túmulo vazio. Muito resumidamente, o ponto é que uma vez que ninguém realmente testemunhou a ressurreição de Jesus, como os cristãos chegaram a data "no terceiro dia?" A resposta mais provável é que eles fizeram isso porque esse foi o dia da descoberta do túmulo vazio pelas mulheres seguidoras de Jesus. Assim, a própria ressurreição veio a ser datada no mesmo dia. Assim, na antiga fórmula cristã citada por Paulo, temos evidências muito recentes da existência do túmulo vazio de Jesus.

As narrativas pré-Marcos do enterro mencionam o túmulo vazio. Estas fontes pré-datam Marcos, o evangelho mais antigo. A fonte foi datada por alguns estudiosos para a década de 40.

A história do túmulo vazio é parte da história da paixão pré-Marcos e por isso é muito velha. A história do túmulo vazio foi provavelmente o fim da fonte de Marcos para a paixão. Como Marco é o mais antigo dos evangelhos, esta fonte é, portanto, em si bastante antiga. De fato, o comentarista R. Pesch alega que é uma fonte extremamente precoce. Ele produz duas linhas de evidência para essa conclusão:
(a) a narrativa de Paulo da Última Ceia, em 1 Coríntios 11:23-5 pressupõe o relato de Marcos. Dado que as tradições de Paulo são por si mesmas muito antigas, a origem de Marcos deve ser ainda mais antiga.

(b) Nunca a história da paixão pré-Marcos refere-se ao sumo sacerdote por nome. É como quando eu digo "O presidente está oferecendo um jantar na Casa Branca" e todos sabem sobre eu quem estou falando porque é o homem atualmente no cargo. Da mesma forma a história da paixão pré-Marcos se refere ao "sumo sacerdote" como se ainda estivesse no poder. Desde que Caifás tomou posse em 18-37 AD, isso significa que o mais tardar para a fonte pré-Marcos deve ser dentro de sete anos após a morte de Jesus. Esta fonte, portanto, volta para dentro dos primeiros anos na sociedade em Jerusalém e é, portanto, uma fonte antiga e confiável de informação histórica.


Falta de enfeites lendários

A narrativa do túmulo vazio nos evangelhos não tem enfeites lendários, ao contrário de falsificações do segundo século que se originaram fora de Jerusalém.

O testemunho ocular das mulheres

Esta é a prova de que tem sido a mais convincente para os céticos, e para mim também.

A tumba foi provavelmente descoberta vazia por mulheres. Para entender este ponto temos que nos lembrar de dois fatos sobre o papel da mulher na sociedade judaica.
(a) as mulheres ocupavam um degrau muito baixo na escada social judaica. Isto é evidente em expressões rabínicas como "É melhor que as palavras da lei sejam queimadas do que entregues a mulheres" e "Feliz é aquele cujas crianças são do sexo masculino, mas ai daquele cujas crianças são mulheres."

(b) O testemunho de mulheres era considerado tão inútil que não era permitido nem mesmo servirem como testemunhas legais em uma corte legal. À luz desses fatos, quão extraordinário deve parecer que são as mulheres que são as descobridoras do túmulo vazio de Jesus. Qualquer lenda posterior certamente teria feito com que os discípulos homens descobrissem o túmulo vazio. O fato de que as mulheres, cujo testemunho era inútil, ao invés dos homens, são as principais testemunhas do túmulo vazio é a mais plausível, explica-se pelo fato de que, gostemos ou não, elas foram os descobridoras do túmulo vazio e os evangelhos registraram isso com precisão.

As primeiros resposta do altos sacerdotes judeus presumem o túmulo vazio

Este relato de Mateus 28 preenche os critérios da “comprovação inimiga”, apesar de Mateus não ser a fonte mais antiga que temos. Hum, bem.

Em Mateus 28, encontramos a tentativa cristã de refutar a mais antiga polêmica judaica contra a ressurreição. Essa polêmica afirmava que os discípulos roubaram o corpo. Os cristãos responderam a isso recitando a história da guarda no túmulo, e da polêmica que foi acusada de ter adormecido. Agora, o aspecto mais notável dessa disputa não é a historicidade dos guardas, mas sim a pressuposição de ambas as partes que o corpo estava faltando. A resposta dos judeus mais antigos para a proclamação da ressurreição foi uma tentativa para explicar o túmulo vazio. Assim, as provas dos adversários dos discípulos criam uma evidência em apoio ao túmulo vazio.

Veja como Craig é cuidadoso em não dizer que a tradição da guarda é histórico, porque não podemos provar a guarda como um fato "mínimo", uma vez que não respeita os critérios históricos padrões.

Respostas dos céticos para o túmulo vazio

Richard Carrier tentou argumentar que o depoimento das mulheres foi aceito, em seu debate com Craig, mas Craig revelou que isso só seria possível em dois casos: 1) se elas estivessem testemunhando sobre sua condição de viúvas, ou 2) se testemunhas do sexo masculino não estivessem disponíveis, por exemplo, todos tivessem sido mortos. O áudio do debate está aqui (em inglês). A de derrota de Carrier está aqui (em inglês) em seu no blog. A resposta de Craig após o debate Carrier está aqui e aqui (ambos em inglês).


Estudos adicionais

Para ver um debate entre Craig e do conhecido cético Bart Ehrman, clique aqui para a lista de 12 parte. As duas primeiras partes estão postadas abaixo (em inglês), contendo todos os 20 minutos de discurso da abertura de Craig. A transcrição integral do debate está aqui (em inglês), então você pode seguir a o debate.






Para ouvir uma palestra de Craig relacionada ao tema chamada "Quem Jesus pensava ser?", clique aqui (em inglês). O vídeo está aqui. Esta palestra foi proferida em fevereiro de 2009 na Universidade de Columbia, provavelmente,a universidade mais secular de esquerda nos Estados Unidos. Sim, da mesma universidade que convidou Ahmadinejad para palestrar.

Nenhum comentário:

Nas escrituras, tirar os sapatos tem um significado muito especial. Quando Moisés teve seu primeiro confronto com Deus, Ele disse para que ele tirasse seus sapatos porque ele estava em terra santa. Jesus caminhou descalço para o Calvário. Na cultura daquele tempo, estar descalço era o sinal que você era um escravo. Um escravo não tinha direitos. Jesus nos deu o exemplo supremo de renunciar tudo por um grande objetivo.
Loren Cunningham Making Jesus Lord / Marc 8:34,35

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...