terça-feira, abril 13, 2010

Igreja Universal e a Teologia da Prosperidade


Hoje pela manhã estávamos lendo no UOL sobre vídeos de pastores da igreja Universal ensinando seus liderados como tirar dinheiro das pessoas mesmo durante a crise de 2008.
Apesar do absurdo do vídeo, o que me chamou a atenção não foi somente o treinamento financeiro dos pastores. O que mais me chamou a atenção foi a nota da igreja para a Folha, dizendo o seguinte:
"Como já explicado reiteradas vezes à Folha de S. Paulo, a Iurd (Igreja Universal do Reino de Deus) é uma denominação evangélica neopentecostal que possui como doutrina a Teologia da Prosperidade. Ou seja, acredita na intervenção divina também para o bem-estar material do homem. O exercício de fé pregado por seus bispos e pastores tem como único fundamento a prática dos ensinamentos da Bíblia"
De acordo com essa nota, a Iurd assume que prega a Teologia da Prosperidade. Provavelmente isso não seja uma novidade, mas é o bastante para considerar essa igreja como uma instituição herege. Se eles assumem que ensinam esse desvio doutrinário, que deturpa o evangelho, gera adoração a um deus que não existe e torna o objetivo da vida do cristão o aqui e o agora, então, não podemos considerar essa igreja como ortodoxa e parte da fé cristã. Assim como outras organização pseudo-cristãs (Torre de Vigia, IJSUD, Adventistas e tantas outras), a Iurd se afastou dos ensinos do cristianismo bíblico (se é que algum dia esteve próximo).
Algo que para mim encerra esse argumento é que se a Teologia da Prosperidade for verdadeira, nenhum dos doze apóstolos poderiam ser considerados cristãos, porque nenhum deles viveu uma vida próspera. Muito pelo contrário. Veja a baixo quadros que mostram o destino de Estevão, Pedro e Paulo.
Além disso, o próprio Jesus seria uma vergonha para esse evangelho. Veja o que Jesus diz para um jovem que queria segui-lo:
“Respondeu-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça”. Lucas 9:58
Animador não?
O maior inimigo da Teologia da Prosperidade é o evangelho que se encontra nas Escrituras.




Nenhum comentário:

Nas escrituras, tirar os sapatos tem um significado muito especial. Quando Moisés teve seu primeiro confronto com Deus, Ele disse para que ele tirasse seus sapatos porque ele estava em terra santa. Jesus caminhou descalço para o Calvário. Na cultura daquele tempo, estar descalço era o sinal que você era um escravo. Um escravo não tinha direitos. Jesus nos deu o exemplo supremo de renunciar tudo por um grande objetivo.
Loren Cunningham Making Jesus Lord / Marc 8:34,35

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...