sexta-feira, junho 03, 2011

Como reconhecer um falso profeta


Eu me converti em um igreja com uma vertente pentecostal. Era uma igreja batista um pouco mais solene, mas ainda assim poderia ser considerada como pentecostal. Não demorou muito para que eu fosse apresentado a uma manifestação muito comum no meio pentecostal: a profecia. Muita gente gostava de dar profecias. Muita gente tinha recebido uma palavra de Deus e precisava compartilhar comigo. Com o tempo fui percebendo que a maioria dessas profecias nunca se cumpriam. Ou não tinham nada a ver com nada. Se eu ganhasse um real pra cada profecia que eu recebi que nunca se cumpriu, eu provavelmente estaria rico.
Mas com o tempo isso foi diminuindo. Eu descobri uma tática que, apesar de parecer uma pouco rude, funciona que é uma beleza contra falsas profecias. Lendo Deuteronômio 18 eu descobri que existe um teste para profetas. O texto diz assim:
“Mas o profeta que tiver a presunção de falar em meu nome alguma palavra que eu não tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá. E, se disseres no teu coração: Como conheceremos qual seja a palavra que o Senhor falou? Quando o profeta falar em nome do Senhor e tal palavra não se cumprir, nem suceder assim, esta é a palavra que o Senhor não falou; com presunção a falou o profeta; não o temerás”.
Deuteronômio 18:20-22
Esse era o meu texto chave para lidar com profecias, minha palavra “remah” (esse conceito daria um livro por si só) para toda vez que um profeta se aproximasse de mim. Quando alguém vinha até mim, normalmente em um culto ou reunião de oração na casa de alguém (poucas vezes aconteceu na igreja) e falava que tinha uma profecia ou uma palavra do Senhor para compartilhar comigo, eu calmamente dizia: “fico feliz com isso irmão. Só gostaria de lembrá-lo que, se a palavra que você está para me dizer não se cumprir, eu tenho todo o direito de apedrejar você até a morte de acordo com Deuteronômio 18:20. Agora, qual é a palavra mesmo que você quer compartilhar?” Normalmente isso fazia o profeta pensar novamente sobre a palavra. Uma boa parte deles ficava bravo, mas pelo menos eu não tinha que ouvir profecias que poderiam ser falsas.
O teste para saber se o profeta falou em nome de Deus é simples. Se o que ele falou acontecer como ele previu, então ele é realmente um profeta. Se não acontecer, então ele não falou em nome de Deus e é um falso profeta. Simples assim. Nem mais, nem menos. Sem meio termo.
Apesar de parecer rude, impedir com que o pretenso profeta pronuncie uma palavra que talvez não tenha vindo de Deus, é na verdade uma grande demonstração de amor. Leia novamente o texto de Deuteronômio. Veja como Deus trata de forma séria quando alguém fala em seu nome. Imagine que coisa terrível é falar que Deus disse algo quando Deus não disse tal coisa. É passível de morte! Nós prestaremos conta de toda palavra fútil que foi dita (Mateus 12:36). Mas a coisa toda se torna ainda mais terrível quando tal palavra fútil é apresentada como vinda de Deus.
Um pouco mais de discernimento irá nos ajudar a evitar dor e sofrimento. Tanto da parte que recebe a “profecia” quanto da parte que a profere.
Em nosso próximo texto, já que entramos no assunto, vamos falar sobre profecias apocalípticas, especialmente sobre o caso Harold Camping.  

Nenhum comentário:

Nas escrituras, tirar os sapatos tem um significado muito especial. Quando Moisés teve seu primeiro confronto com Deus, Ele disse para que ele tirasse seus sapatos porque ele estava em terra santa. Jesus caminhou descalço para o Calvário. Na cultura daquele tempo, estar descalço era o sinal que você era um escravo. Um escravo não tinha direitos. Jesus nos deu o exemplo supremo de renunciar tudo por um grande objetivo.
Loren Cunningham Making Jesus Lord / Marc 8:34,35

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...