terça-feira, junho 07, 2011

O Evangelho Secreto de Marcos


O Evangelho Secreto de Marcos foi uma vez citado em um comentário em nosso blog por um amigo ateu como um texto que levante dúvidas sobre a veracidade do relato da ressurreição de Lázaro.
Eu fui pesquisar sobre esse Evangelho e descobri que na verdade não existe nenhum manuscrito antigo sobre esse Evangelho. Na verdade, a única coisa que se sabe sobre esse texto é uma referência em uma suposta carta de Clemente de Alexandria. Essa carta foi descoberta por Morton Smith em 1958 e (após uma série de infortúnios) o texto que Smith encontrou está sumido. Nenhum estudo em si foi feito no material que Smith encontrou, apenas em suas fotografias.
É pouco provável que uma citação de um suposto evangelho secreto, feita em uma suposta carta de Clemente, que supostamente foi encontrado em um mosteiro, que nunca foi visto por outro erudito possa colocar em questionamento a vigorosa confiabilidade dos relatos do Novo Testamento, em seus mais de 5 mil manuscritos em grego, fora outros idiomas. Cada um pode julgar por si mesmo os méritos da questão.
Eu fiz uma rápida tradução da explicação do Please Convince Me sobre o Evangelho Secreto de Marcos e eu acho que é muito útil. Eu também coloquei a tradução do texto integral do Evangelho Secreto de Marcos, caso você queira saber exatamente o que está na suposta carta.

O Evangelho Secreto de Marcos (100-205 d.C.)


O Evangelho Secreto de Marcos é descrito em uma carta atribuída a Clemente de Alexandria (150-215 d.C.), apesar dessa carta ter sido considerada como uma fraude por muitos eruditos. A carta atribuída a Clemente é a única fonte que se refere ao evangelho, já que não existem manuscritos do texto. Aparentemente Clemente estava escrevendo para outro líder cristão chamado Teodoro, o avisando sobre a existência de uma versão mais expandida do Evangelho de Marcos que contêm histórias e frases de Jesus adicionais. Essa versão mais extensa do Evangelho de Marcos era aparentemente lido pelo círculo mais íntimo dos seguidores de Jesus. A carta de Clemente alerta Teodoro para ter cuidado com um mestre herege chamado Carpocretes, que expandiu ainda mais essa versão de Marcos com seus próprios ensinos hereges.

Por que não é considerado confiável?
Muitos eruditos simplesmente rejeitam as afirmações de Morton Smith (que disse ter encontrado a carta de Clemente no monastério de Mar Saba em 1958) e afirmam que a carta é uma fraude. Alguns desses eruditos tem observado similaridade entre as afirmações de Smith e um romance de 1940 "The Mystery of Mar Saba" (O Mistério de Mar Saba). Adicionalmente, o evangelho não encontra suporte externo, nenhum outro líder antigo menciona esse evangelho secreto ou mesmo que tal evangelho foi sequer escrito. A maioria dos eruditos que aceitam a legitimidade da carta acreditam que o evangelho é uma adaptação gnóstica tardia do Evangelho de Marcos.

Como esse texto confirma a vida de Jesus?
Independente da legitimidade do Evangelho Secreto, ele na verdade confirma muitas detalhes históricos precisos relacionados a vida de Jesus. Os poucos elementos que estão incluídos na carta afirmam que Jesus fazia milagres (como trazer um morto de volta a vida), tinha discípulos e seguidores (Tiago, João e Salomé especificamente) e ensinava sobre o Reino de Deus.

Onde (e por que) ele difere dos relatos confiáveis?
Como descrito na carta de Clemente, o Evangelho Secreto de Marcos contém ensinos escondidos de Jesus que eram dirigidos para alguns poucos seguidores. De fato, uma passagem do Evangelho descreve Jesus ensinando algumas dessas verdades secretas para um jovem que ele acabara de ressuscitar dos mortos. Se a carta for legítima, parece que essas alterações no texto confiável do Evangelho de Marcos são modificações tardias feitas pelo grupo Gnósticos descrita por Clemente.


A Carta de Clemente de Alexandria a Teodoro

Nenhum comentário:

Nas escrituras, tirar os sapatos tem um significado muito especial. Quando Moisés teve seu primeiro confronto com Deus, Ele disse para que ele tirasse seus sapatos porque ele estava em terra santa. Jesus caminhou descalço para o Calvário. Na cultura daquele tempo, estar descalço era o sinal que você era um escravo. Um escravo não tinha direitos. Jesus nos deu o exemplo supremo de renunciar tudo por um grande objetivo.
Loren Cunningham Making Jesus Lord / Marc 8:34,35

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...