segunda-feira, agosto 08, 2011

Os Benefícios da Dúvida



O apóstolo Tomé é mais conhecido como “Tomé cético”. Pobre Tomé, praticamente é sempre visto de forma negativa por essa única incidência de dúvida. Na verdade, quando Tomé encontrou o Cristo ressurreto sua vida nunca mais foi a mesma. De acordo com a tradição, Tomé deu a sua vida como mártir na região norte da Índia pela causa de Jesus. Interessante que raramente é dado crédito a Tomé por reconhecer a divindade de Jesus (João 20:28), logo após seu encontro com o Senhor ressurreto.

A dúvida deve ser vista somente de forma negativa? Será que a dúvida poderia trazer algum benefício? Como calouro no curso universitário de Geologia, eu vim a crer em Jesus como o Messias prometido. Tudo em relação ao cristianismo era novo pra mim. Ao mesmo tempo, eu estava recebendo muita informação dos meus professores de ciência que pareciam lançar uma visão negativa em relação a existência de Deus e a fé cristã. Eu posso honestamente dizer que o meus primeiros dois anos da minha caminhada cristã foram os mais cheios de dúvidas que já tive. No entanto, mesmo tendo muitas dúvidas naquela época (e algumas vezes elas reaparecem), eu posso olhar para trás e ver os benefícios da dúvida. Eu gostaria de sugerir quatro benefícios da dúvida em nossas vidas.

1. Dúvidas mantém a pessoa honesta.
Uma das acusações que os ateus lançam aos pés dos cristãos é que você somente é cristão porque nasceu em uma cultura cristã. Apesar de isso ser verdade em um certo sentido, muitos ateus, acredito, são vitimas da mesma acusação. Ter dúvidas sinceras sobre qualquer coisa é na verdade benéfico para que possa pensar fora da caixa, e não somente aceitar as narrativas culturais.

2. Dúvidas podem levar a pessoa a pesquisar.
Dúvidas sinceras podem levar a pessoa a pesquisar as evidências em relação ao assunto em dúvida. Um pouco de pesquisa não faz mal pra ninguém, na verdade, as pesquisas apenas podem te levar a descobrir se suas dúvidas são justificadas ou não.

3. Dúvidas podem apoiar a posição da pessoa.
Um dos benefícios da dúvida é que ela fortalece sua posição de visão de mundo. Muitas das dúvidas passadas que eu já abordei apenas aumentaram minha fé na visão de mundo cristã. De fato, eu gosto de dialogar com pessoas que possuem uma visão de mundo diferente da minha. Eu descobri, com o tempo, que lidar com as dúvidas fica cada vez mais fácil se você é capaz de abordá-las de forma honesta.

4. Dúvidas podem levar a pessoa à verdade.
Uma pessoa honesta, que faz a sua própria pesquisa pode mudar e passar a seguir a verdade. Muitas pessoas, como C. S. Lewis, encararam de forma franca suas dúvidas para alcançar a verdade. Na realidade, a verdade em si não pode ser duvidada, porque ela se destaca por si mesma.

Nem todas as dúvidas devem ser vistas de forma negativa. Ter dúvidas pode ser bom para a pessoa honesta. Não duvide de mim!

Um comentário:

Nana disse...

Gostei da reflexão...nunca tinha pensado na figura de Tomé dessa forma.
Bjs e fik c Deus.

Nas escrituras, tirar os sapatos tem um significado muito especial. Quando Moisés teve seu primeiro confronto com Deus, Ele disse para que ele tirasse seus sapatos porque ele estava em terra santa. Jesus caminhou descalço para o Calvário. Na cultura daquele tempo, estar descalço era o sinal que você era um escravo. Um escravo não tinha direitos. Jesus nos deu o exemplo supremo de renunciar tudo por um grande objetivo.
Loren Cunningham Making Jesus Lord / Marc 8:34,35

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...