quinta-feira, agosto 04, 2011

Direitos iguais?


Vai ter gente achando que nosso blog é homofóbico, mas fazer o que né? O momento em que uma ditadura está se levantando é o melhor momento para se posicionar contra ela, antes que ganhe forças e seja mais difícil derrubá-la.
Essa semana a câmara de vereadores de São Paulo aprovou a criação do Dia do Orgulho Heterossexual, projeto do vereador Carlos Apolinário (que é evangélico). O projeto do vereador ainda precisa ser sancionado pelo prefeito Gilberto Kassab.
Mas isso é algo que os grupos defensores do movimento homossexual torcem para que não aconteça. Apesar de parecer estranho, os grupos que lutam por “direitos iguais” entre os homens não querem que exista igualdade aqui.
Em uma nota de repúdio ao projeto da ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) afirma-se “É descabido propor a celebração, respaldada em lei, do ‘orgulho heterossexual’ a fim de simplesmente desmerecer a luta social justa da população LGBT. Os heterossexuais não são discriminados pelo simples fato de serem heterossexuais, ao contrário dos homossexuais, a exemplo dos casos recentes de violência homofóbica na avenida Paulista”.
Muitas coisas interessantes podem ser tiradas só dessas duas frases. Entre elas, por que uma data de orgulho heterossexual desmerece a luta dos homossexuais, se essa é realmente justa? Também é importante notar que, se o movimento homossexual conseguir realmente impor sua agenda em nossa sociedade, os heterossexuais serão sim descriminados simplesmente por serem heterossexuais, já que a lei irá proteger e dar mais direitos aos homossexuais do que aos heterossexuais.
Enfim, uma outra coisa muito interessante nessa história é que todos os argumentos em favor do Dia do Orgulho Gay também são válidos para se instituir um Dia do Orgulho Heterossexual. Até mesmo a questão da agressão, que deve ser tratada como caso de polícia, não como motivação para se instituir dias celebrativos. Os defensores do movimento homossexual contam todas as agressões sofridas por homossexuais como de motivação homofóbica, tenha isso fundamento ou não. Se usarmos esse mesmo critério para com os heterossexuais, teríamos um número ainda maior de agressões sofridas por esse grupo, tornando então a instituição do Dia do Orgulho Heterossexual algo ainda mais importante na luta pelos direitos dos heterossexuais.
Se a ABGLT tivesse um real interesse pela igualdade de direitos (uma das premissas do movimento), eles seriam totalmente a favor do Dia do Orgulho Heterossexual. Mas como a questão não é igualdade, esses grupos irão reclamar a plenos pulmões, pois outros estão usando a mesma tática que eles usaram para impor seus valores. Pimenta nos olhos dos outros...
Como o momento politicamente correto tem sido o grande orientador das decisões de nossos políticos (mais do que fazer aquilo que é correto), eu acho que o prefeito Kassab vai acabar vetando o projeto, já que muita gente vai reclamar. Mas seja qual for a decisão dele, isso será bom. Se ele vetar, prova que não é uma questão de igualdade, mas de um grupo se impondo sobre o outro, com auxílio do poder executivo. Se ele aprovar, pela própria afirmação da ABGLT, a sua luta terá sido desmerecida, já que não possui méritos em si mesma. Ser prefeito não é fácil.
Alguém aí está a fim de lutar pela instituição do Dia do Orgulho Gordo? Deve um monte de gordinhos sofrendo algum tipo de discriminação por ai...

PS1: Eu estava ouvindo na rádio sobre esse projeto do vereador Apolinário e o locutor disse que achava isso uma perda de tempo. Com tantas coisas para se resolver na cidade de São Paulo, o vereador fica perdendo tempo com esse tipo de coisa, afirmou o radialista. Eu concordo plenamente. É mesmo uma perda de tempo. Mas se o projeto do Dia do Orgulho Heterossexual é uma perda de tempo, também o é o Dia do Orgulho Homossexual. Se existe motivo para a existência de um, existe motivo para a existência do outro. E o contrário também é verdade. Tem muita coisa pra ser resolvida na cidade para ficarem perdendo tempo com datas.

PS2: E se o Dia do Orgulho Heterossexual for aprovado pelo prefeito? E se uma parada for instituída nesse dia? Sabe o que iríamos fazer? O mesmo que na Parada Gay: evangelismo. Só porque a parada é de heterossexuais não quer dizer que sejam salvos. A bem da verdade, mesmo quando vamos na Parada Gay não vamos com o objetivo de evangelizar homossexuais. Vamos evangelizar pessoas. Sejam quem for. Onde tem um aglomerado de gente tem uma boa oportunidade para o evangelismo.

Isso me lembra que não escrevi ainda sobre o evangelismo na Parada Gay desse ano.

Nenhum comentário:

Nas escrituras, tirar os sapatos tem um significado muito especial. Quando Moisés teve seu primeiro confronto com Deus, Ele disse para que ele tirasse seus sapatos porque ele estava em terra santa. Jesus caminhou descalço para o Calvário. Na cultura daquele tempo, estar descalço era o sinal que você era um escravo. Um escravo não tinha direitos. Jesus nos deu o exemplo supremo de renunciar tudo por um grande objetivo.
Loren Cunningham Making Jesus Lord / Marc 8:34,35

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...