quarta-feira, dezembro 14, 2011

4 mitos do Natal



O Natal está chegando. Uma das épocas mais legais do ano se aproxima. Eu particularmente amo essa data. É uma das mais fáceis pra fazer evangelismo, por questões óbvias: o nascimento do nosso Salvador! Por mais que a Coca-Cola tenha se esforçado pra fazer do Natal sinônimo de Papai Noel (e eles foram bem sucedidos nisso), o Natal ainda é o nascimento de Jesus Cristo.
E algo que não pode faltar no Natal é o famoso presépio, como esse da foto. Temos tudo ali. Jesus na manjedoura, o nascimento em uma estrebaria, os três reis magos, os pastores. Uma linda cena. Pena que a coisa não foi exatamente dessa forma. A história do Natal acabou trazendo alguns mitos consigo que não se encontram nas Escrituras. Vamos ver o que no nascimento de Jesus é mito e o que é verdade.

Mito 1Jesus nasceu em uma estrebaria porque não havia lugar nas hospedarias da cidade.
Essa é uma versão bastante comum. Ela é parte de toda encenação de Natal nas igrejas. Vemos José e Maria andando de uma lado para outro nas hospedarias da cidade, encontrando a placa “sem vagas” em todas elas e por falta de opção, uma alma caridosa os leva para um estrebaria e Jesus nasce ali. Veja como a cena é relatada em uma história de Natal para crianças:
“Chegando a Belém, José procurou uma hospedaria, mas todas estavam cheias de visitantes que estavam na cidade para o recenseamento. Bateram de porta em porta, mas não havia mais lugar para eles. Considerando que Maria estava para ter bebê, alguém arrumou uma estrebaria, onde ficavam os animais, para passarem a noite. Foi ali que o Menino Jesus nasceu”.
Agora vamos ler o que está no texto bíblico.
Lucas 2:7
João Ferreira de Almeida
E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.
Nova Versão Internacional
e ela deu à luz o seu primogênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.
Todas as outras versões que encontrei em português seguem a mesma linha de tradução. Todos traduzem a palavra grega kataluma como hospedaria/estalagem. Mas essa não é a melhor tradução para kataluma. Veja como essa palavra é traduzida em Lucas 22:11:
“E direis ao pai de família da casa: O Mestre te diz: Onde está o aposento em que hei de comer a páscoa com os meus discípulos?”
A mesma palavra aqui é traduzida como aposento. A melhor tradução para kataluma seria quarto superior. Se Lucas estivesse se referindo a uma hospedaria, ele teria usado a palavra pandocheion, como está em Lucas 10:34.
Belém era a cidade da família de José (Lucas 1:4) e muito provavelmente ele iria ficar com sua família em Belém, já que a cidade era muito pequena, dificilmente teria alguma hospedaria. Hoje Belém tem menos de 30 mil habitantes e devia ter menos gente ainda naquela época. O mais provável, tanto pelo contexto, quanto pelo uso do grego, é que José e Maria foram ficar com seus parentes, mas como não havia lugar para eles nos quartos superiores (kataluma) eles tiveram que ficar nos andares inferiores, onde as famílias guardavam seus animais. Por isso Jesus foi colocado em uma manjedoura, um tipo de cocho para alimento das vacas.
Portanto, esqueça a idéia de José e Maria no burrinho batendo de porta em porta nas estalagens de Belém procurando um lugar para ficar. Isso não está na Bíblia.

Mito 2 Os Três Reis Magos...
A Bíblia não diz em lugar nenhum que eles eram três e muito menos reis. Vamos ler o que o texto diz: e, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém.
Mateus 2:1
O texto fala sobre uns magos, mas não diz nada sobre serem reis e também não falam que eram três. Os presentes sim eram três: ouro, incenso e mirra (versículo 11). Poderiam ser apenas dois magos ou três mil magos. Não sabemos. A tradição se incumbiu de preencher esses outros detalhes.

Mito 3 – ...estavam na hora do nascimento de Jesus.
Apenas os pastores apareceram lá no momento do nascimento de Jesus (Lucas 2:15-16). Os magos vieram um tempo depois, talvez até dois anos depois. Podemos deduzir isso baseado em alguns eventos. Primeiro, os magos encontraram a família de Jesus em casa. Não fala nada sobre ser casa de parentes ou qualquer outra coisa. Somente diz em casa. Segundo, Herodes mandou matar todos os meninos de dois anos pra baixo (Mateus 2:16). E por último, a palavra usada por Mateus para criança em grego, paidion, pode ser tanto uma criança de colo quanto uma que está aprendendo a engatinhar. Então, pode ser qualquer coisa de dois anos pra baixo.

Mito 4Jesus nasceu em 25 de Dezembro.
Esse eu não tenho tanta certeza. A bem da verdade, eu acho que o mito na verdade é “Jesus não nasceu no dia 25 de Dezembro”. Uma versão simplista para essa história, que tem se popularizado por aí, diz que a data de 25 de Dezembro virou Natal por decreto de Constantino para acabar com a festa do Sol Invictus, o solstício de inverno e propagar o cristianismo pelo mundo romano.
A coisa não foi bem assim. Eu estou inclinado a acreditar que, se Jesus Cristo realmente não nasceu nessa data, a igreja tinha uma boa razão para acreditar que ele nasceu. Leia o texto Como o 25 de Dezembro virou Natal para entender melhor meu ponto.
A fato dos pastores estarem no campo no inverno em nada prejudica a postulação da data. Quem lida com gado, seja bovino ou ovino, sabe que a pastagem acontece o ano todo. A diferença é como você lida com o gado nas diferentes épocas do ano. E eu duvido que as ovelhas eram criadas em sistema de confinamento fechado, pois naquela época não havia o mesmo tipo de suplementação alimentar para confinamento intensivo que existe hoje. É bastante possível e provável que os pastores levariam o rebanho para o pasto, em qualquer época do ano.

Esses foram os nossos 4 mitos de Natal, ou algo assim. Eu sei que posso ter destruído a imagem de Natal que você está montando em seu presépio e peço desculpas por isso. Mas lembre-se que devemos ter uma visão correta dos fatos bíblicos, não uma visão baseada em mitos, pois assim vamos alimentar a cultura popular que nossa fé é baseada em mitos, não em fatos históricos. Entender o que realmente aconteceu é um dos mais importantes passos. Ou você quer que as pessoas achem que você acredita em mitos bíblicos, como por exemplo, que Maria Madalena era uma prostituta? Opa, mais um... mas esse fica pra outro texto.

Um comentário:

Nana disse...

Muito interessante seu post...aprendi bastante. Obrigada. Bj e fk c Deus.

Nas escrituras, tirar os sapatos tem um significado muito especial. Quando Moisés teve seu primeiro confronto com Deus, Ele disse para que ele tirasse seus sapatos porque ele estava em terra santa. Jesus caminhou descalço para o Calvário. Na cultura daquele tempo, estar descalço era o sinal que você era um escravo. Um escravo não tinha direitos. Jesus nos deu o exemplo supremo de renunciar tudo por um grande objetivo.
Loren Cunningham Making Jesus Lord / Marc 8:34,35

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...