sábado, dezembro 03, 2011

Seja voce mesmo!


Gêmeos idênticos... bem, quase.



Eu conheço o líder de um ministério em particular que gasta todo o seu tempo olhando para aquilo que outros estão fazendo. Se ele encontrar alguém que é bem sucedido fazendo algo novo, ele busca replicar. Não existe nenhuma celebração pelo sucesso dos outros e de jeito nenhum ele vai apontar sua audiência para o ministério de outro. Ele só pensa em como ele pode reproduzir as idéias de “seu rival” na tentativa de ganhar uma porção do seu sucesso.
“Essa pessoa tem um blog. Eu preciso de um blog.”
“Essa pessoa não usa mais paletó e gravata. Eu não vou mais usar paletó e gravata.”
“Essa pessoa escreve livros. Eu preciso escrever um livro.”
“Essa pessoa tem doutorado. Eu preciso conseguir um. ”
“Essa pessoa tem uma tatuagem. Eu preciso de uma tatuagem.”
“Essa pessoa falou sobre sexo em seu sermão. Eu acho que preciso falar sobre esse assunto também.”
“Essa pessoa usa o Twitter e faz podcast. Eu não sei que essas coisas são, mas eu acho que preciso twittar e criar um podcast também.”
Simplificando, existem pessoas que nasceram, foram criadas e possuem o talento para ficar na onda das coisas novas, sempre encontrando um novo filão e juntando audiência ao seu redor pelo caminho. Mas a maioria de nós não é assim. A maioria de nós vai apenas tocar a bola enquanto tentamos acertar o passe recebido de outros.
Chuck Swindoll uma vez me disse para eu ser eu mesmo. “Não perca seu tempo tentando ser uma pessoa que você não é. Eu fiz isso durante anos e me arrependo. Eu precisei de muito tempo para parar de imitar os outros e permitir que o Senhor trabalhasse através de mim, da maneira que Ele me criou.”
(Ironicamente, eu desperdicei muito tempo tentando ser como Chuck Swindoll!)
Eu acho que muitos de nós desperdiçamos muito do nosso tempo tentando ser uma pessoa que não somos. Tentamos imitar o sucesso de outros. Nosso olhos ficam continuamente naquilo que outros estão fazendo, não naquilo que Deus tem para nós. É mais fácil fazer isso. É mais fácil de justificar. É mais fácil ficar com inveja, mesmo no ministério, ou especialmente no ministério.
Algumas vezes olhamos para outras igrejas. A inveja cresce dentro de nós enquanto vemos o “sucesso”. Nesse ponto, via de regra seguimos dois caminhos, ambos errados. Ou nós tentamos fazer exatamente aquilo que eles estão fazendo e imitamos o seu sucesso, ou desperdiçamos nosso tempo criticando os seus métodos. Raramente nós celebramos com eles. Raramente os felicitamos. Raramente nos contentamos com onde Deus nos coloca.
Por que fazemos isso? Por que não podemos apenas ser nós mesmos?
Você jamais estará em um lugar melhor do que naquele onde você gasta seu tempo sendo você mesmo. Claro, existem muitas coisas que você pode fazer para melhorar e tornar seu ministério mais eficiente. Mas quando a sua efetividade é determinada pela comparação com outros, você está fora do jogo. Quando sua imitação dos outros é forçada e antinatural, você está negando a maneira única que Deus te criou. Deus quer usa você, não você como um clone de outra pessoa.
Lembre-se, o corpo de Cristo é feito de muitas partes. O olho não é a orelha. A mão não é o pé. E você não é outra pessoa. Acredite ou não, isso é intencional.

Nenhum comentário:

Nas escrituras, tirar os sapatos tem um significado muito especial. Quando Moisés teve seu primeiro confronto com Deus, Ele disse para que ele tirasse seus sapatos porque ele estava em terra santa. Jesus caminhou descalço para o Calvário. Na cultura daquele tempo, estar descalço era o sinal que você era um escravo. Um escravo não tinha direitos. Jesus nos deu o exemplo supremo de renunciar tudo por um grande objetivo.
Loren Cunningham Making Jesus Lord / Marc 8:34,35

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...