segunda-feira, maio 18, 2015

Evangelismo e o medo dos homens


O que nos impede de evangelizar? Essa é uma pergunta com muitas respostas. Por exemplo, uns vão dizer que nãos sabem o que falar. Outros vão dizer que não tem tempo. Alguns podem dizer que isso é trabalho de pastor. Outros, ainda mais preocupante, não dirão nada. Apenas não se importam com o destino eterno do perdido. Pensam assim por conhecerem as Escrituras ou não acreditarem nelas. Mas meu foco hoje não são esses, mas sim aqueles que, como eu, muitas vezes ficam com medo de evangelizar.
Que medo é esse? Medo exatamente do que? Na grande maioria dos casos, é medo de ser rejeitado. Rejeitado por um estranho. Por alguém que muitas vezes não conhecemos (no caso de evangelismo de rua). Poucos até hoje me reportaram medo de apanhar, ou de ser agredido. Eu mesmo já fiz evangelismo nos lugares mais estranhos e nunca apanhei. Um palavrão ou outro, mas nada além disso.
O nosso medo na verdade é de rejeição. É medo de não pegarem o folheto. Ou de não falarem com a gente. Ou de discordarem. Ou sairmos com cara de bobo. É medo do que os outros vão pensar da gente.
Assim, falhamos em cumprir aquele amor que é exigido de nós, já que amamos mais a nós mesmos do que a Deus (Mateus 22.37).
Sempre que penso em evangelizar e me dá um frio na barriga, abro minha Bíblia em 2 Coríntios 11.24 a 27.
Cinco vezes recebi dos judeus trinta e nove açoites. Três vezes fui golpeado com varas, uma vez apedrejado, três vezes sofri naufrágio, passei uma noite e um dia exposto à fúria do mar. Estive continuamente viajando de uma parte a outra, enfrentei perigos nos rios, perigos de assaltantes, perigos dos meus compatriotas, perigos dos gentios; perigos na cidade, perigos no deserto, perigos no mar, e perigos dos falsos irmãos. Trabalhei arduamente; muitas vezes fiquei sem dormir, passei fome e sede, e muitas vezes fiquei em jejum; suportei frio e nudez.
Isso me dá forças, ao perceber que o evangelho chegou até nós através do trabalho de homens como Paulo, que tiveram a coragem de encarar os perigos desse mundo em seu corpo por amor verdadeiro ao nosso Senhor.
E o que Paulo concluiu de tudo isso?
Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada.
Romanos 8.18
Portanto, se você como eu, tem medo de rejeição quando vai sair para evangelizar, abra a sua Bíblia em 2 Coríntios 11.24 a 27, leia, agradeça a Deus caso seja rejeitado e lembre-se que os justos são corajosos como o leão (Prov 28.1b).

Seja corajoso. Pregue o evangelho!

Nenhum comentário:

Nas escrituras, tirar os sapatos tem um significado muito especial. Quando Moisés teve seu primeiro confronto com Deus, Ele disse para que ele tirasse seus sapatos porque ele estava em terra santa. Jesus caminhou descalço para o Calvário. Na cultura daquele tempo, estar descalço era o sinal que você era um escravo. Um escravo não tinha direitos. Jesus nos deu o exemplo supremo de renunciar tudo por um grande objetivo.
Loren Cunningham Making Jesus Lord / Marc 8:34,35

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...